5 dicas para o crescimento da sua OSC

A Classy – uma plataforma de captação de recursos online dos Estados Unidos – recentemente organizou um webinar sobre estratégias de crescimento para pequenas organizações da sociedade civil. 

No evento, foi exposto insights, a fim de mostrar como até mesmo uma pequena organização pode se preparar para alavancar seu crescimento.

Dá uma olhada nessas 5 dicas:

1. Pense grande, execute sabiamente

Esta primeira estratégia é sobre ser prático hoje para alcançar suas aspirações de longo prazo. A praticidade não precisa ser um destruidor de sonhos.

Pensar grande significa que você eventualmente precisa pensar em ampliar seu trabalho. Para atender mais pessoas, você precisa que o crescimento da sua infraestrutura acompanhe o crescimento da sua atividade. E por isso é tão importante que as organizações da sociedade civil deem a devida atenção para todas as suas atuações.

Seja o CRM certo ou um equipamento durável e de longa duração, você precisa ter as ferramentas que não funcionam apenas no agora, mas que continuarão sendo úteis à medida que você dimensiona seus programas e amplia suas práticas.

Outro passo importante para alcançar a missão é poder dizer “não” quando sua organização é solicitada a fazer algo fora de sua área de interesse. Profissionais do Terceiro Setor são pessoas apaixonadas, mas você deve ser capaz de priorizar seus objetivos centrais e canalizar seu tempo e recursos para eles.

2. Sua equipe é maior do que você pensa

Não saber reconhecer o tamanho e potencial de sua equipe é um fator determinante para manter uma organização pequena. Mesmo em casos nos quais você trabalha com uma ou duas pessoas, não significa que vocês estejam sozinhos.

  • Procure voluntários

Para organizações de impacto social, a participação de voluntários é vital. Tratá-los como membros valiosos de sua equipe os manterá envolvidos a longo prazo. Crie estímulos e dê valor aos voluntários para ajudar a atrair pessoas com as habilidades que a sua causa precisa.

Clique aqui e descubra como a sua organização pode receber de maneira efetiva programas de Voluntariado Empresarial.

  • Valorize e dê voz à sua equipe

Os membros da sua organização são extremamente importantes para o crescimento dela. Explore as ideias e redes pessoais de cada um para encontrar oportunidades de marketing e possíveis parcerias. Com as estratégias de captação de recursos em prol do crescimento de suas atuações, é útil contar com o apoio dos seus colaboradores para expandir a rede de contatos e aumentar as possibilidades.

  • Fortaleça as relações internas

Não se esqueça de você e de seus colegas de trabalho! Os membros da equipe podem ter contatos ou ideias valiosas. Se você conhece alguém que possa apoiar sua organização de alguma forma, esteja disposto a pedir ajuda.

3. Aposte na publicidade sem custo

As OSCs devem apostar na publicidade como estratégia para conquistar parcerias e divulgar suas causas e assim ganhar visibilidade fazendo conexões e identificando as oportunidades disponíveis.

Isso significa que você deve promover sua organização, enfatizando o que você está alcançando com o apoio dos doadores e parceiros. Certifique-se de usar a segunda pessoa (“você”, “seu”) na comunicação, para transmitir a ideia de que os doadores estão fazendo a diferença à sua causa.

É importante que organizações sem fins lucrativos encontrem maneiras para repercussão de suas ações, considerando todas as possibilidades para essa divulgação. Isso inclui mídias sociais, eventos locais, e-mails e boletins informativos. As parcerias com empresas locais ou outras organizações permitem alcançar mais público, sem demandar gastos.

4. Se não perguntar não vai conseguir

OSCs não podem se dar ao luxo de ter medo de pedir apoio. Se você não está perguntando, outra pessoa está. O ideal é apresentar suas ideias e estimular a colaboração das pessoas por mais de uma vez.

Quando um doador diz “não”, isso não significa “não” para sempre. As pessoas geralmente precisam ouvir sobre uma iniciativa várias vezes antes de realmente agirem. É por isso que você não deve desanimar se ninguém pular imediatamente em um novo tipo de campanha de mobilização de recursos que sua OSC está promovendo.

É importante que as organizações tenham um plano de comunicação para seus apoiadores. Isso é muito mais do que enviar uma mensagem de agradecimento após uma doação. Sempre que alguém doa para você ou se inscreve em sua newsletter, ele se torna um membro da sua comunidade. Você deve mantê-los atualizados e inspirados continuamente.

5. Ame-se primeiro

Se você quer que os outros amem e apoiem sua organização, você precisa ser o primeiro a sentir isso para então estimular aos outros. Uma grande parte disso é compreender sua história e o que sua organização representa. Não é apenas você saber o que ela faz, mas também é essencial estimular sua capacidade de relacionar a história e propostas da sua causa para cativar outras pessoas.

Dedique tempo para se inteirar em todas as ações da OSC e busque estar sempre atento às possibilidades de vender suas ideias. Ter o conhecimento adequado para explicar sucintamente o que sua organização faz e por que as pessoas devem se envolver é uma estratégia crucial para obter adesão.

Por fim, certifique-se de que todos em sua equipe falam sobre a organização de forma consistente. A união é um elemento importante para criar uma marca forte. Promova interações entre os colaboradores para garantir que todos possam representar bem a ideia da OSC.

FONTE: NOSSA CAUSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *