Despontando acima do barulho

Conheça cinco dicas para sua organização se destacar no cenário on-line

1 – Aprenda a arte e a ciência das mídias sociais. Para revitalizar as campanhas online, a expert em mídias sociais Heather Mans­eld, da empresa americana Nonpro­t Tech for Good, sugere que as ONGs tenham maior compreensão do comportamento virtual do seu público-alvo. Isso signi­fica que a arte (design gráfi­co, fotografi­a e vídeo) e a ciência (quanto compartilhar e onde compartilhar) das mídias sociais são fundamentais. Para entender melhor esse aspecto, Heather Mans­eld recomenda ganhar conhecimento de causa na área em que você atua e atuar como fonte para pessoas com interesse no seu assunto. Os maiores conhecedores em gestão de mídias digitais dizem que as ações de arrecadação de recursos e a convocação para engajamento em causas precisam ser apresentadas num formato capaz de quebrar o ruído que existe hoje, criando conteúdos relevantes e seguidores ­fiéis. A expert recomenda a pesquisa de conteúdos relevantes relacionados a sua causa para que você possa compartilhá-los com seus seguidores

2 – Melhore a sua posição no ranking de SEO. A experiente estrategista de mídia digital Melanie Mitchell tem várias ideias para ajudar as organizações não-governamentais a subir no ranking dos resultados de busca. Quando publicar o conteúdo do seu website, recomenda-se usar palavras-alvo ou frases nas primeiras 150 palavras e mais outras três vezes para ênfase, enquanto mantiver o tom da conversa. Mitchell também cita um estudo mostrando que os usuários esperam entre 6 e 10 segundos em média antes de abandonar uma homepage. Para ajudar a otimização do seu site, considere usar uma ferramenta que sempre informe quanto tempo levará o download da sua homepage. Sabendo as imagens específicas e os códigos que estão causando a demora no download, será mais fácil fazer os ajustes necessários para reduzir este tempo. Finalmente, o mais importante é manter em mente que, para a melhoria do SEO e para causar uma impressão positiva de longo prazo, é decisiva a publicação com frequência de conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Nós também conversamos com mais de 16 mil representantes de ONGs em mais de 40 países para compreendermos melhor as suas principais dificuldades na internet. Concluímos que a maior parte das organizações concorda que os pontos mais importantes são: garantir que a organização apareça nas ferramentas de busca, assegurar credibilidade e captar fundos. Com base nessas conversas, nós desenvolvemos a On Good, um conjunto de serviços online que inclui os nomes de domínio .org, .ngo e .ong. Esses recursos foram criados com o propósito de apoiar as organizações do Terceiro Setor para que ganhem mais visibilidade e possam arrecadar mais recursos

3 – Otimize sua campanha de e-mail. Mesmo que outras plataformas na web estejam ganhando popularidade, campanhas de e-mail para ONGs são ainda uma ferramenta importante para captar recursos. Andrew Marshall, diretor global de conteúdo na ONE Campaign, sugere três táticas para melhorar o conteúdo dos e-mails: assegurar que o layout tenha uma aparência gráfi­ca clara e atraente é essencial; também é importante ter certeza de que o conteúdo e o formato do seu e-mail permitem o acesso a aparelhos móveis, pois 84% das páginas para doações na internet não são otimizadas para o acesso móvel, e é nesse ponto que a sua organização pode ter um diferencial; e outra dica é customizar a lista de quem vai receber seus e-mails, para que o conteúdo seja relevante para cada contato. Em seguida, considere o processo de como seu público-alvo usa as mídias sociais e com que frequência o faz. Isso ajudará na distribuição das campanhas via e-mail.

4 – Melhore a organização da sua homepage para incrementar a credibilidade. Apesar dos muitos recursos online, várias pesquisas mostram que ter um website sólido é ainda um dos aspectos mais cruciais para alcançar a credibilidade dos doadores potenciais. Nós, da Public Interest Registry, fi­zemos uma parceria com a ORC International para pesquisar entre mais de mil usuários da internet a forma mais confi­ável de comunicação. A investigação revelou que ter um website forte é particularmente vital: 74% dos entrevistados afirmaram que um website que comunica bem e de modo simples é ainda a fonte principal para busca de informações sobre causas sociais e organizações de causa social. Assegurar que o seu website é esteticamente agradável, faz os downloads rapidamente e sem problemas e claramente apresenta a missão da sua ONG são as três formas mais simples de melhorar o site de maneira geral.

5 – Profi­ssionalize a sua gestão de mídias digitais. Para mais informações sobre engajamento com audiências online e como expandir e se destacar online, procure organizações na sua cidade que ofereçam treinamento em mídias digitais. Criar uma equipe treinada para essa gestão é decisivo para garantir assertividade na sua estratégia e que a sua organização está interagindo nas redes sociais com os seus públicos-alvo da forma adequada.

Empregar essas táticas vai assegurar que a presença online da sua organização ­que fique mais forte, confi­ável e engajada, sem se esquecer de desenvolver e customizar estratégias que estejam alinhadas com os objetivos específi­cos da sua organização. A experiência mostra que esse é o caminho para construir e consolidar uma plataforma de reputação e interação na internet, atingir a visibilidade desejada, mobilizar e engajar seguidores e se destacar na multidão crescente do mundo digital.

Fonte: Revista Filantropia Ed. 75/ pg.22

 

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