Novas ferramentas tecnológicas facilitam e ampliam a doação feita por pessoas físicas
Aplicativos, sites e sistemas trazem agilidade, rapidez e facilidade para o relacionamento entre organizações e doadores
As ferramentas tecnológicas têm sido, cada vez mais, aliadas aos processos de ampliação da cultura de doação no país, principalmente quando a proposta é conquistar doadores individuais. Nos últimos anos, ampliou-se o número de plataformas de crowdfunding, por exemplo, na qual, seja por meio do computador ou do próprio celular, qualquer pessoa pode apoiar projetos de impacto que buscam a transformação social e fazer a diferença com apenas alguns cliques.
A Juntos.com.vc – uma plataforma de financiamento coletivo -, por exemplo, só em 2015, conseguiu mais de 11 mil doações para 115 projetos de impacto social coletivo, captando R$2.5 milhões. A meta, para este ano, é de R$3 milhões. Desde o seu lançamento, já foram mais de 300 campanhas apoiadas pela plataforma e R$5 milhões captados. A experiência, inclusive, foi sistematizada num manual, lançado este ano sobre o tema.
Segundo Lucas Harada, coordenador de Comunicação da Juntos.com.vc, o crowdfunding tem se mostrado um mecanismo interessante para as organizações que querem iniciar um projeto ou que precisam de um apoio para expandir alguma ação.
O próximo passo agora é para dar conta de um desafio constante para as organizações da sociedade civil no Brasil: conquistar doadores recorrentes, que apoiem a entidade constantemente e não especialmente para um projeto ou programa, garantindo a sua sustentabilidade.
Fonte: GIFE