SINIBREF participa do 1º Seminário “O Trabalhador no Terceiro Setor” em São Paulo, na 2° mesa sobre a Regulamentação de Carreira no Terceiro Setor

1º Seminário – O Trabalhador do Terceiro Setor, evento realizado pela Escola Aberta do Terceiro Setor em parceria com a ABCR

A presidente do SINIBREF, Elaine Clemente, participou da mesa de debates sobre o tema Regulamentação da Carreira no 3º Setor, juntamente com Erika Spalding (Advogada), João Paulo Vergueiro (ABCR) e como mediador Fernando Nogueira (FGV-SP).

Inicialmente a presidente do SINIBREF pronunciou em relação aos primórdios das relações de trabalho nas instituições, em que a grande maioria era composta por voluntários, e estes não tinham regulamentação para desempenhar suas funções. Atualmente, além da grande evolução na regulamentação do voluntariado, existem outras formas de relação de trabalho e que independente de qual seja o importante é que sejam realizadas em dia e bem geridas.

Sindicalmente falando,  Elaine Clemente informou que até março de 2016 as instituições do Terceiro setor não tinham representação em 24 (vinte e quatro) estados do país, contando com representatividade apenas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba.

Foi ressaltada a grande importância da representatividade sindical, principalmente quando assuntos de interesse geral eram levados apenas pelos estados que tinham representatividade sindical a dificuldade aparecia, pois o que se subentendia era de que somente quem leva o problema, tem o problema. Para demandas como congelamento da tabela do SUS, situação de atendimento das creches, entre outras demandas que impactam diretamente todas as instituições sem fins lucrativos do país, viu-se a necessidade de uma representatividade em todo território nacional objetivando lutar pelos objetivos em comum do Terceiro Setor.

Para encerrar, foi destacado o importante papel das instituições do Terceiro Setor na parceria com o Poder Público para a execução das Políticas Públicas, estas que são obrigação do Primeiro Setor e que são desempenhadas em maioria pelas entidades. Desta forma, a presidente do SINIBREF demonstra a importância da continuidade dos termos de parceria e conveniamento entre Poder Público e instituições sem fins lucrativos.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 15.52.02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *